Aguarde...

Benvindos Armação de Pêra

Turismo

Armação de Pêra é uma freguesia no concelho de Silves, situada diretamente à beira mar do Barlavento, a 20,9 km a Sudeste de Silves (Portugal), 3 km de Alcantarilha, 1,5 km de Pêra e a 264 km a sul-sudeste de Lisboa. 

Ao longo dos anos, Armação de Pêra tornou-se um dos centros do turismo do Algarve, a região mais sul do Portugal continental. Avista-se de longe a silhueta desta localidade marcada pelas torres com inúmeros apartamentos de férias, que constituem um testemunho de pecados arquitetónicos de anos passados.

Sendo um destino de férias muito popular graças a sua grande oferta de belíssimas praias que se estendem por muitos quilómetros a partir da Praia Grande e ao longo da baía da Ria de Armação e da própria localidade de Armação de Pêra. Continuando para oeste, seguem-se falésias e enseadas pitorescas com pequenas praias de areia.

 

À margem da lagoa de Armação de Pêra fica o campo de golfe dos Salgados, um verdadeiro desafio para qualquer golfista: cada obstáculo com água. Em todo o caso, a vista panorâmica da reserva natural nas imediações do campo de golfe com a sua rica avifauna compensa cada bola perdida.

Em qualquer época do ano, a Ria de Armação é o destino ideal para caminhadas. Dunas largas separam a ria da Praia Grande e uma passarela de madeira atravessa esta zona de pântanos salgados, a cada passo oferecendo uma excelente oportunidade de observar a fauna ornitológica ali existente. Infelizmente, planos da Câmara de Silves com vista a novas construções ameaçam este pequeno paraíso e podem juntar mais pecados arquitetónicos àqueles cometidos outrora, a partir dos anos 70.

De acordo com os resultados dos censos 2011, a vila de Armação de Pêra conta com uma população Residente Total de 4867 habitantes. No entanto, em pleno mês de Agosto, atinge uma população de cerca de 80000 habitantes devido à grande afluência de veraneantes. Hoje em dia, Armação de Pêra continua a ser uma vila virada para o mar. Embora a actividade piscatória já tenha perdido grande importância devido ao papel que o turismo passou a desempenhar na vila, este é nos dias de hoje a principal fonte de receitas, não só da vila, mas também do concelho de Silves.

 

PRAIA DE ARMAÇÃO DE PÊRA

A zona nascente do areal pertence desde 1913 à família Santana Leite, uma faixa que se estende por 31 696 m2, abrangendo a área reservada à pesca artesanal. Areal extenso com águas calmas e de boa qualidade, cuja marginal tem esplanadas e restaurantes para todos os gostos. Por outro lado reúne todos os problemas inerentes a uma urbanização excessiva e pouco planeada. Durante anos foi a eleita das famílias alentejanas abastadas para passar férias no litoral.

 

A VISITAR

• Fortaleza de Armação de Pêra

• Capela de Santo António

• Chalé dos Caldas e Vasconcelos

• Igreja Matriz de Armação de Pêra

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de utilização. Ao utlizar o website, confirma que aceita a sua utilização.